top of page

A Word Away (“a uma palavra de distância”): Novo documentário de Mollie Moore

MOLLIE MOORE  |  18 APRIL 2020  | EDIÇÃO 9  |  TRADUZIDO DO INGLÊS

Todas as imagens que ilustram o artigo são retiradas do filme A Word Away. Cortesia da autora.

Dirigido por Mollie Moore, A Word Away (“a uma palavra de distância”) é um filme que mostra a vida de uma família através dos olhos de um jovem chamado Cosmo, que veio do sul do Sudão para os Estados Unidos por causa do conflito em curso por lá. É filmado em Portland, Maine, na costa escarpada do verão.

A Word Away reflete sobre o impacto emocional que a mudança para um novo lar pode ter sobre as pessoas, tanto a curto como a longo prazo. Em particular, o filme mostra as implicações que a migração pode ter quando um novo ambiente não é acolhedor. Maine é conhecido por ser uma área predominantemente conservadora e branca dos Estados Unidos, no entanto, em algumas áreas há grandes comunidades de novos cidadãos americanos que residem lá há muito tempo, mudando o tecido demográfico do estado.

 

Moore faz com que a linguagem cinemática e expressões poéticas desenhem sentimentos complexos e matizados. Usando cenas longas e silenciosas para observar Cosmo perdido em seus pensamentos, ou fundindo suas reflexões internas com imagens de belas paisagens em tons pastel, Moore nos convida a entrar num mundo profundamente pessoal.

 

Acompanhamos Cosmo através de um momento de transição em sua vida, quando ele começa a reconstruir partes de seu passado para entender sua situação atual e seus sentimentos sobre a vida; em suma, seus sentimentos sobre encontrar um lar. Cosmo está procurando por um amigo de infância, Moon, um poeta originário do sul do Sudão. Cosmo e Moon usam a arte da poesia e da narração de histórias para expressar seu passado e futuro. O filme aborda questões de identidade e pertencimento através de uma estrutura espelhada entre Cosmo e seu pai, John, que trabalha como lavrador nas terras da região. John nos permite, como audiência, entender de onde eles vieram, em contraste com onde eles estão agora; e Cosmo nos permite vislumbrar seu delicado mundo interior.

 

Nos filmes costumamos ver as histórias sobre migração mostradas durante a viagem para um novo país ou a vida deixada para trás. Raramente vemos uma história sobre migração através de um relato pessoal sobre saúde mental e os efeitos a longo prazo que algumas viagens corajosas e traumáticas têm sobre pessoas que não têm escolha a não ser encontrar um novo lar. Mollie Moore compartilha conosco um universo cinematográfico estrelado por Cosmo e Moon, duas novas vozes profundas e poéticas.

 

A Word Away estreou recentemente no Camden International Film Festival em Maine e está atualmente no circuito de festivais de cinema nos EUA e Europa, com as próximas exibições a serem anunciadas nos próximos meses. Mais informações podem ser encontradas em www.mollie-moore.com.

Mollie Moore

Mollie Moore é diretora de documentários e também trabalha como diretora de fotografia em outros projetos documentários. Seu trabalho foca principalmente em migração, questões LGBTQ+ e direitos da mulher. Alguns de seus filmes estão atualmente no circuito de festivais nos EUA. Atualmente ela está trabalhando como uma das cineastas principais no projeto “Our Blood” (“Nosso sangue”) do artista Marc Quinn, que fala sobre migração e a crise de refugiados através de vários meios artísticos.

Outros artigos

FI

L'après (The After): Resilience stories

FB

What to watch: La Cocina de las Patronas

SG

A Short Film: The Classroom as an Analogy of a Fearful Society

bottom of page